Experiência do Funcionário: o que é e 6 razões pelas quais ela também merece atenção
- Aline Pitondo Monteiro
- 4 de jan.
- 4 min de leitura
O que é experiência do funcionário? (EX do inglês employee experience)
Depende para quem se pergunta.
Do ponto de vista do empregado, são as impressões sobre o que acontece com ele durante seu relacionamento com um empregador.
Do ponto de vista do empregador, são os diversos processos e sistemas que podem ser usados para melhorar os meios com que os funcionários realizam seu trabalho.
Assim como a experiência do cliente (CX) é a soma de todas as interações que um cliente tem com uma empresa, a experiência do funcionário (EX) é a soma de tudo o que um funcionário experimenta ao longo de sua conexão com a organização. Compreendendo desde a candidatura à uma vaga ou o primeiro contato com um recrutador até a última interação após a saída do emprego.
Portando, as metodologias usadas por profissionais de experiência do cliente para entender o comportamento dos consumidores, como jornadas, personas e histórias de clientes, podem ser aplicadas para repensar as experiências dos funcionários e suas tendências.
De fato, muitas organizações já atuam (mas muitas mais ainda não) com a consciência que o EX é algo que transpassa a área de Recursos Humanos no sentido tradicional de uma área de serviços administrativos e de seleção de pessoal, abrangendo cada interação que um colaborador tem com a organização.
A experiência de funcionários, assim como a de clientes, tem passado por mudanças significativas, visto que os funcionários estão buscando uma experiência diferente de seus empregadores.
Os colaboradores das novas gerações, vêm seu dia de trabalho como algo que faz parte de sua vida diária, mas não de toda a sua vida, e, ao procurar trabalho, eles consideram como a posição afetará seu estilo de vida. É mais importante do que em outros tempos o emprego ser significativo, ter oportunidades de crescimento e possuir um ambiente onde todos são tratados de forma justa e respeitosa.
Funcionários, como já exaustivamente dito, querem se sentir reconhecidos, valorizados e apreciados pelo seu trabalho e não ser mais "apenas um número". Desejam poder confiar na gestão e na sua autenticidade e ter um ambiente de trabalho solidário para seguirem em frente.
Engajamento vs. experiência de funcionários
O engajamento dos funcionários é algo importante para a maioria dos empregadores. Eles gastam tempo e esforço organizando grandes reuniões e eventos que seus trabalhadores estarão interessados. A contrapartida para eles é que esses tipos de experiências positivas levarão a melhores taxas de retenção de talentos e uma experiência mais positiva dos funcionários.
Empresas também, executam programas de incentivo durante o ano que elas geralmente as consideram como parte do programa de engajamento dos funcionários da corporação. Esses programas são usados para que os funcionários se interessem em promover um novo produto, melhorarem seus desempenhos ou se mantenham comprometidos com seu trabalho. A desvantagem dessa proposta, é que não raro, é sempre um mesmo grupo central de funcionários se envolvem em todas as ações, deixando os funcionários que estão desengajados à margem.
A experiência dos funcionários tem uma visão muito mais ampla. É um programa que analisa as políticas, os procedimentos e as práticas comerciais da empresa a partir da visão dos funcionários. Esse tipo de abordagem inclui uma infinidade de experiências para os funcionários, algumas delas são notáveis e outras são triviais, mas todas consideram a relação empregado e empregador.
Dessa maneira, a ideia principal por trás da experiência dos funcionários é tornar o local de trabalho mais sensível às necessidades humanas. A empresa, deixa de ser somente impulsionada por sua necessidade básica (de obter lucro), mas também, passa a ser impulsionada pela experiência total dos funcionários, por meio de muitas pequenas ações projetadas para engajar o funcionário, em oposição à empresa fazer um ou dois grandes gestos por ano.
Por que focar na experiência dos funcionários?
Muitas vezes, em empresas menores ou em empresas que não fazem parte da comunidade modernosa das start-ups, a experiência do funcionário é vista como algo dispensável ou até mesmo desnecessário. Afinal, eles já possuem diversos outros desafios e problemas que precisam lidar e a última coisa que precisam é colocar em seu (já transbordando) balde mais uma coisa que precisa de cuidado. No entanto, existem algumas razões convincentes pelas quais a gestão da experiência de funcionários pode se tornar relevante:
1. Reduz a rotatividade de funcionários.
Sempre haverá funcionários que irão pedir demissão por razões pessoais. Porém, quando se tem funcionários engajados, que gostam da experiência que têm na empresa, esses, são menos propensos sair em razão de uma oportunidade de emprego melhor.
2. Funcionários vão um passo além
Funcionários valorizados farão um esforço maior (e melhor) do que aqueles que não sentem que sua presença e contribuição para a empresa são apreciadas. Essas pessoas fazem mais do que o mínimo necessário para receber seu salário.
3. A produtividade aumenta
Conforme os funcionários se tornam mais emocionalmente conectados a empresa, é provável que encontrem formas mais eficientes de desempenhar suas responsabilidades e funções no trabalho. Como resultado, a produtividade geral provavelmente aumentará.
4. O nível de absenteísmo cai
Um funcionário que não possui uma boa experiência com a empresa, pode sentir que ir trabalhar todos os dias não é uma prioridade. O contrário também é verdadeiro: uma vez que os funcionários se sintam como fatores importantes dentro da empresa, onde todos trabalham em conjunto para alcançar metas, é preciso razões muito relevantes para que eles não queiram ir trabalhar.
5. Experiências internas são compartilhadas
Com informações sobre empresas encontradas facilmente em redes sociais e sites, é natural que pessoas fiquem curiosas sobre quais empresas são boas para trabalhar e quais devem ser evitadas. Infelizmente, uma vez que uma empresa desenvolveu uma reputação que não é legal, assim como qualquer reputação, mudar essa imagem pode ser difícil.
6. Atração de candidatos mais qualificados
A empresa sabendo que tem uma experiência de funcionário atraente e que é boa para se trabalhar, chamará atenção de candidatos qualificados e diferenciados. Pessoas boas estão sempre interessados nos melhores empregadores e trabalham para que seus currículos chamem a atenção e sejam levados em consideração.
Comments