top of page

Você sabe o que é e como calcular o NVS

Atualizado: 3 de fev.

A NVS (Net Value Score, Pontuação de Valor Líquido) é uma métrica criada pela consultoria B2B International que é usada para medir e aumentar o valor da marca diante da perspectiva dos clientes.

Ela é uma métrica interessante e, apesar de não tão nova, ainda pouco utilizada, talvez por não ser tão popular quanto outras métricas vinculadas ao sucesso e à experiência do cliente.

Sua importância é dada pelo fato de que grande parte dos clientes que chegam a uma marca, chegam e permanecem como clientes ao entender que essa marca tem um valor. Logo, partindo desse principio, o valor da marca é essencial para atração e manutenção dos clientes, impulsionando, consequentemente, o retorno financeiro dos negócios da marca e por essa razão a NVS deve ser medida.

A NVS é baseada na análise de três perguntas[1]:


1º. Sobre os BENEFÍCIOS oferecidos de forma isolada

Como você classificaria a empresa X sobre os benefícios do produto/serviços que ela oferece, em comparação com os benefícios do produto/serviço oferecido por outros fornecedores de produtos/serviços semelhantes?


2º. Sobre PREÇOS de forma isolada

Como você classificaria a empresa X em relação a seus preços em comparação com os preços de outros fornecedores de produtos/serviços similares?


3º. Sobre o VALOR TOTAL após o cliente responder sobre benefícios e preço, assim, avaliando a relação entre preço e benefícios recebidos

Como você classificaria a empresa X sobre o custo-benefício que a empresa oferece em comparação com o custo-benefício oferecido por outros fornecedores de produtos/serviços semelhantes?


A resposta de cada pergunta é registrada em uma escala qualitativa, igual em todas as perguntas, com as seguintes opções:

  • Significativamente melhor

  • Um pouco melhor

  • Nem melhor nem pior

  • Um pouco pior

  • Significativamente pior


Apesar do resultado da métrica sempre ser medido com base nas respostas da terceira pergunta, as outras perguntas continuam importantes de serem feitas para que a empresa possa identificar qual dos fatores “pesaram” mais na avaliação do cliente. Dessa forma, é possível a empresa avaliar se foi o preço ou se foi o benefício associado maior responsável pela nota final, fornecendo assim informações para ações que impulsionem o valor da marca, tais como melhorar a proposta de valor ao cliente, fortalecer uma comunicação mais estruturada dos benefícios oferecidos ou ajustar os preços.


Como calcular a pontuação final

Como já mencionado, o cálculo da pontuação da NVS é sempre feito utilizando os dados da terceira pergunta, com aferição dos resultados conforme as etapas abaixo:

  1. Dobrar o percentual de entrevistados que escolheram "significativamente melhor".

  2. Dobrar o percentual de entrevistados que escolheram "significativamente pior".

  3. Somar o valor dobrado de "significativamente melhor" ao percentual de entrevistados que escolheram "um pouco melhor".

  4. Somar o valor dobrado de "significativamente pior" ao percentual de entrevistados que escolheram "um pouco pior".

  5. Subtrair a etapa 4 (cálculo total "pior") da etapa 3 (cálculo total "melhor") para chegar à NVS.

  6. Dividir por 2 a etapa 5.


Logo a fórmula do NVS é:


NVS = [(% significativamente melhor x 2) + (% um pouco melhor)] - [(% significativamente pior x 2) + (% um pouco pior)] / 2

Exemplo:

  • Vamos supor que temos os seguintes percentuais de resposta em uma pesquisa:

    • Significativamente melhor: 30%

    • Um pouco melhor: 20%

    • Um pouco pior: 15%

    • Significativamente pior: 10%

  • Agora, aplicamos esses valores na fórmula:

    • NVS = {[(30x2)+20]-[(10x2)+15]}/2

      NVS = {[60+20]-[20+15]}/2

      NVS = {80-35}/2

      NVS = 45/2

      NVS = 22.5 = Aceitável


As pontuações são expressas em escala de 0 a 100 pontos, sendo 100 pontos a melhor pontuação possível.


De acordo com a B2B International, o desempenho/resultado da NVS pode ser julgada da seguinte forma:

  • 60 pontos ou mais: Excepcional

  • Entre 40 e 59 pontos: Excelente

  • Entre 30 e 39 pontos: Bom

  • Entre 20 e 29 pontos: Aceitável

  • Abaixo de 20 pontos: Ruim (melhoria necessária)


Além de medir o custo-benefício (3ª pergunta), utilizar a sequência de perguntas da Net Value Score produz insumos sobre percepção de benefícios e de preço isoladamente, logo, se for desejo da empresa, ela pode utilizar a mesma fórmula de cálculo para as demais perguntas.


Quando aplicar a pesquisa NVS

De forma muito particular, eu costumo indicar que a pesquisa NVS seja aplicada trimestralmente ou semestralmente, principalmente em serviços, em base de clientes segmentada de acordo com o negócio e nunca em período coincidente com a pesquisa de NPS para um mesmo público, pois, além de poder sobrecarregar o cliente, reduz as chances de resposta por demandar maior tempo e atenção dele.

Por exemplo: na aplicação do NPS o público de pesquisa é dividido de 1 a 12, logo, quando o público 1 recebe a pesquisa do NPS ele não pode receber a pesquisa de NVS, que pode estar sendo enviada para o público 6, gerando assim tempo entre uma pesquisa e outra, não sobrecarregando os clientes de pesquisas relacionadas a marca da empresa.

 

 

[1] A B2B International, empresa criadora da métrica, indica a pesquisa sempre tenha uma base mínima de 30 respondentes para cada pergunta.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Logo HuCe
  • LinkedIn
  • Instagram

Fique por dentro! Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre CX, Atendimento ao cliente, CRM e estratégias de sucesso. 

Obrigado por se inscrever! 🎉Estamos animados para compartilhar com você conteúdos exclusivos que vão transformar sua estratégia de CX, Atendimento e CRM. Fique atento aos nossos próximos envios!

bottom of page