Por que as reclamações dos clientes são boas para qualquer negócio e 10 dicas de como lidar com as elas para manter o cliente feliz
- Aline Pitondo Monteiro
- 30 de dez. de 2024
- 6 min de leitura
Apesar da parcela crescente de clientes que reclamam diretamente para a empresa, ainda é grande o número de clientes que simplesmente abandonam a marca sem qualquer justificativa.
Receber reclamações nunca é considerado positivo, porém, pode ser uma oportunidade de ouro. Em uma reclamação o cliente destaca um problema, seja com o produto, com o serviço, com os funcionários ou com os processos internos, e ao ouvir esses problemas diretamente dos clientes, a empresa tem a oportunidade de investigar e melhorar para evitar novas reclamações no futuro.
Além disso, é um fato que clientes cujas reclamações são tratadas rapidamente muitas vezes se transformam em clientes leais e até mesmo defensores da marca. Esse estudo descobriu que os clientes que têm uma reclamação tratada rapidamente, gastam mais em compras futuras (um bom indicador para verificar o quanto a empresa está atingindo esse objetivo é o CES).
Analisando as reclamações de clientes
A análise de reclamações é essencial para rastrear, categorizar e tratar as reclamações de clientes.
Quando um cliente faz uma reclamação, ele está expressando um descontentamento em relação ao produto ou ao serviço da empresa e, nesses casos, é importante que as áreas que interagem com o cliente tenham discernimento para perceber que nem todas as reclamações devem ser tratadas igualmente.
De maneira geral, a empresa deve questionar:
O problema já aconteceu antes?
Com que frequência esse problema acontece?
O mesmo cliente já sofreu esse problema anteriormente?
Há algum padrão ou gatilho que faz que surjam mais reclamações sobre esse problema?
Ao responder a essas perguntas, tende a ficar claro para a empresa quais são as medidas necessárias para evitar que o problema aconteça novamente.
Se vários clientes reclamarem de um problema específico, a empresa pode usar esse feedback para melhorar o produto ou o serviço. E, caso já esteja trabalhando em uma solução, pode criar um modelo de comunicação que explica como o problema será solucionado.
5 meios de lidar com reclamações de clientes
1. Ouvir e entender
Já dizia minha avó: nascemos com duas orelhas e uma boca por uma razão.
A empresa deve sempre ouvir os clientes. Se eles reclamaram é importante entender por que estão reclamando.
Entenda que clientes são pessoas e, de maneira geral, valorizam mais a qualidade com que são ouvidos do que a própria velocidade da resposta aos seus problemas. Portanto, a empresa não deve economizar em tempo para ouvir e entender qual é o real problema.
2. Pedir desculpas
A empresa não deve ter medo de se desculpar por um erro. Como disse antes, clientes são pessoas e muitos estão simplesmente procurando/esperando um pedido de desculpas e um reconhecimento sincero de suas reclamações.
Não subestime a importância de um pedido de desculpas, além de ter CUSTO ZERO, muitos clientes infelizes estão mais dispostos a perdoar uma empresa que oferece um pedido de desculpas.
3. Encontrar uma solução
É essencial que quando há uma reclamação legitima, que a empresa encontre a raiz do problema e resolva.
Uma equipe de atendimento ao cliente bem treinada, autônoma e com autoridade, normalmente, pode resolver a maioria dos casos, porém, caso o problema possa se repetir, a empresa precisa tomar medidas mais assertivas. Fazer um plano de ação para que a “torneira” de reclamação sobre esse assunto feche, sempre é uma boa alternativa.
4. Acompanhar com o cliente
Acompanhar a solução dos problemas relatados é essencial. Se possível, é sempre uma boa estratégia colocar um único responsável para atender o cliente do momento da reclamação ao momento da solução (atendimento fim a fim), garantindo que contato com o cliente seja feito no final para ter certeza de que ele está satisfeito com a solução aplicada.
Realize sempre pesquisas mais aprofundadas sobre o atendimento e demonstre que a empresa se importa com seus clientes.
Dica: Quando há o envio de aprofundamento de pesquisa de satisfação, é importante que essa seja enviada após um período de avaliação da solução, quando a “batata ainda está quente, mas não pelando”. Nesses casos, um prazo entre 5 e 10 dias do momento do fechamento do atendimento é razoável. Outro ponto importante, é garantir o retorno da pesquisa de uma amostragem segura, nesses casos, ligar para clientes que têm um histórico mais crítico é uma alternativa, pois, além de serem mais duros, eles normalmente dão mais insumos que podem se tornar pontos de melhorias no negócio como um todo.
5. Superar as expectativas
A empresa reconheceu o erro e corrigiu o problema. Agora vem a chance de dar um passo além e superar as expectativas do cliente, seja enviando uma nota de agradecimento (escrita à mão sempre causa impacto) ou dando a ele, por exemplo, acesso antecipado aos novos recursos de determinado produto.
Superar expectativas garante propaganda boca-a-boca, afinal, é essa a lembrança que os clientes terão em suas mentes ao falarem sobre a empresa.
5 etapas para manter o cliente feliz após uma reclamação
Resolver reclamações de clientes é como apagar incêndios. É reativo.
Dessa maneira, quando a empresa receber uma reclamação, um check list curto e assertivo pode ser uma boa alternativa para responder, resolver e manter clientes felizes. Abaixo segue um exemplo.
Reconhecer a reclamação, com escuta ativa, pedido de desculpas e encaminhamento correto para tratativas.
Informar ao cliente que a empresa está tomando providencias e, se possível, inclusive indicar quais são elas.
Registrar e categorizar corretamente a reclamação para que elas gerem insumos para o programa de voz do cliente e para a melhoria contínua da empresa.
Resolver a reclamação de acordo com a política da empresa e das melhores práticas de mercado.
Acompanhar o cliente para ter certeza de que ele está satisfeito com a solução aplicada.
É importante sempre lembrar que lidar com reclamações de clientes é um processo contínuo. A empresa pode enriquecer interações e reduzir atritos sendo criativa. Utilizar formulários na internet, canais em rede social e outros meios para coletar feedbacks dos clientes costuma gerar bons resultados, no entanto, é essencial que se monitore as mensagens para identificar novas reclamações e tendências, se certificando sempre de tratar os problemas mapeados.
Tratamento proativo de reclamações
Como mencionado anteriormente, nem todos os clientes reclamarão diretamente para a empresa.
A internet permite que os clientes compartilhem seus feedbacks em vários canais, incluindo sites de comparação, redes sociais, fóruns específicos e muito mais. Sem tomar as medidas necessárias, essas reclamações podem virar uma bola de neve, e, no pior dos casos, se tornarem virais.
Isso significa que a empresa precisa se envolver em escuta social[1] e ser proativa no tratamento das reclamações dos clientes.
Encontrar reclamações online nem sempre é fácil, mas, para início, é sempre necessário identificar se:
A empresa foi mencionada, ou há mensagens em suas páginas da marca, no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn.
Se alguém deixou uma crítica ruim na página do Google My Business
Se a marca da empresa está listada em sites de reclamações quando é pesquisada no Google
É importante que esses canais sejam monitorados, porque se a empresa não responder, os leitores e os clientes assumirão que a empresa não se importa. E, caso a empresa responda às mensagens deixadas, eles (os clientes) entendem que ela (a empresa) está fazendo um esforço e que se importa com suas opiniões e reclamações, inspirando a lealdade e a confiança do cliente junto a marca.
Concluindo
Reclamações de clientes são importantes e não há melhor maneira de coletar feedback direto de clientes para melhorar os produtos ou os serviços. Entretanto, a maneira como a empresa lida com uma reclamação pode ser a diferença entre manter ou perder um cliente.
Então, da próxima vez que a empresa receber uma reclamação de um cliente que ela lembre de ouvir o que o ele tem a dizer, que ela se recorde de PEDIR DESCULPAS, que não deixe de encontrar uma solução e que realize um acompanhamento próximo para verificar se o cliente ficou satisfeito com a maneira com que a empresa trabalhou para resolver o inconveniente.
Eu realmente acredito que qualquer empresa, ao fazer isso, está a caminho certo para ter clientes mais fiéis, produtos mais próximos aos desejos do mercado e um atendimento ao cliente diferenciado dos concorrentes.
No entanto, também entendo que implantar todas essas boas práticas pode ser inviável operacionalmente e monetariamente para muitas empresas. Nesses casos, é importante ter em mente que sempre há espaço para adaptação e escolhas. Se todas as ações são inviáveis, escolha uma delas e implante com perfeição, mas não permita que o atendimento ao cliente da empresa continue a ser impessoal e restrita a roteiros, porque essa é a fórmula para o não reconhecimento da marca pelo mercado.
[1] A escuta social é o processo de monitorar produtos, termos e palavras específicas e conceitos vinculados a marca em diferentes redes sociais.
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